terça-feira, 29 de maio de 2012

Entre ir e ficar


Arte: Oswaldo Guayasamín

"Entre ir e ficar hesita o dia,
de sua transparência enamorado.
A tarde circular é já baía:
em seu quieto vaivém se mexe o mundo.
Tudo é visível e tudo elusivo,
tudo está perto e tudo é intocável.
O lápis, os papéis, o livro, o vaso
abrigam-se na sombra de seus nomes.
Pulsar do tempo, latejar-me à fonte,
teimosa, a mesma sílaba de sangue.
A luz tece no muro indiferente
um espectral teatro de reflexos.
Bem no centro de um olho me descubro:
não me fita, me fito em seu olhar.
O instante se dissipa. Sem mover-me,
eu me quedo e me vou: sou uma pausa."

 
Octavio Paz

3 comentários:

  1. Obrigado, Elenir, por esta inspiradora intuição do instante. Boa noite.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  2. "A luz tece no muro indiferente
    um espectral teatro de reflexos."

    Somos tantos, não? Tantas possibilidades. E tão pouco tempo.

    Lindo poema, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. LINDA poesia adorei


    deixo com um beijinho poesia e convido a visitar o me blogue novo de...Dedais da LILI.


    COnsenso


    Consenso é palavra bonita
    Que muita gente pergunta
    O que dizer?
    Pois consenso é muitas vezes
    Apenas uma palavra de dicionário


    Consenso - certeza
    Consenso - equilíbrio
    Consenso - anuência
    Consenso - Tanta coisa...


    Mas no dia a dia
    Não sinto nenhum consenso,
    ao nosso redor...
    E é pena...
    Pois consenso...
    É apenas o pouco ou nada.
    Ter ideias e partilhá-las
    E respeitar as do outro lado
    E nas duas partes
    Surge o consenso!
    Que afinal...
    É tão fácil de conseguir!...
    É só preciso... querer!...


    LILI LARANJO

    ResponderExcluir